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O Due Diligence se tornou uma prática frequente nos setores legais e compliance dentro de uma empresa. Afinal, avaliar os riscos é necessário, então, se você vai adquirir ou vender uma empresa, é melhor conhecer todas as informações relacionadas a realidade financeira e contábil, além dos riscos de compra e venda, devem ser considerados durante a transação negócio. Nesse sentido o trabalho de Due Diligence é muito importante, pois traz uma radiografia completa referente à empresa, permitindo que o empresário aja preventivamente e não tenha surpresa após ou durante as negociações.

O termo Due Diligence vem do inglês e tem como tradução literal Diligência Prévia, podendo ser interpretado também como zelo, cuidado e averiguação antecipada na execução de uma tarefa.


Objetivos do Due Diligence

O Due Diligence é um serviço que está inserido nos trabalhos de auditoria e consultoria contábil, financeira e tributária. Tem como função investigar de forma completa uma empresa ou corporação. Ela se torna necessária em situações específicas como:

• Aquisição;
• Venda;
• Fusão;
• Abertura de capital;
• Conhecimento real do próprio negócio.
• Quantificar o patrimônio contábil;
• Analisar a rentabilidade da operação;
• Conhecer a gestão administrativa e contábil,
• Dominar o ambiente de controles internos.
• Proporcionar mais controle durante o processo de venda;
• Permitir mais transparência entre as partes;
• Economizar tempo em relação a questões controversas;
• Proporcionar credibilidade às informações;

A investigação proposta no processo de Due Diligence compreende as questões financeiras, fiscais, jurídicas e até mesmo ambientais, tendo suas variações de acordo com cada caso e empresa. Contudo, um trabalho eficaz englobará uma investigação completa principalmente nos setores contábil, financeiro e jurídico. Os processos de Due Diligence Financeira e Contábil, e Jurídica são realizados de formas distintas:

• Financeira e Contábil: têm como escopo a verificação, revisão e exame de demonstrações financeiras e contábeis, balanços, contratos com bancos, clientes e fornecedores. São realizadas também análises de faturamento, despesas e projeções, além de diagnosticar riscos em caso de negociações.

• Jurídico: estão incluídas demandas jurídicas referentes às áreas administrativa, cível, tributária, trabalhista e previdenciária referentes ao seu passivo, como brigas judiciais, identificando chances de ganho e perda, por exemplo. 


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